Divulgação das actividades realizadas na Câmara Municipal de Beja - Divisão dos Serviços Urbanos

Divulgação das actividades realizadas no Serviço de Saúde Pública do Centro de Saúde de Moura (Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sexta Semana

Nesta semana, realizou-se no dia 3 de Maio, o Dia da Saúde na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância da Amareleja.
Para este dia realizaram-se algumas actividades. Na parte da manhã foram executados dois jogos:
ü  “Twister da Alimentação”:
Objectivo: Sensibilização e educação dos alunos para prática de uma alimentação saudável.
Regras do Jogo:
Jogo com tabuleiro gigante constituído por vários alimentos. Os participantes terão de jogar individualmente, sendo o objectivo do jogo conhecer os alimentos que devem comer em maior quantidade e aqueles que são prejudiciais à saúde.
O jogo terá também uma cartolina que estará nas mãos dos profissionais designados para este jogo, sendo que esta contém os mesmos alimentos que estão expostos no tabuleiro. A finalidade desta cartolina será, os participantes, rodarem a seta contida na mesma de modo a verificarem qual o alimento que foi seleccionado, juntamente com a actividade que têm de fazer utilizando apenas as mãos e os pés.
O jogo é vencido pela pessoa que conseguir aguentar mais tempo na posição decretada e não cair. Os participantes que se deslocarem da posição ou que não consigam aguentar perdem o jogo.
ü  “Vamos Lá Separar”:
Objectivo: Sensibilização e educação para a gestão e separação dos resíduos.


Regras do Jogo:
Consiste num jogo de tabuleiro em tamanho gigante para cinco pessoas (peões) a jogar em simultâneo.
Lança-se o dado e conforme o número que sair, o peão avança esse número de casas.
Simbologia:
·         Ecoponto: Jogo da separação dos resíduos. Quem calhar nesta casa deve realizar uma prova que consiste em colocar o resíduo no ecoponto correcto. Caso não realize a prova correctamente, não joga na próxima jogada.
·         Cão L: Recua três casas.
·         Cão J: Avança duas casas.
·         ?Avança duas casas.ectamento nao r uma prova que consite em colocar o  Pergunta: Quem parar nesta casa deve retirar um cartão com uma pergunta e responder correctamente, caso isso aconteça, pode avançar duas casas. Caso contrário, fica na casa onde está.
·         ? Pergunta Chave: Quem parar nesta casa deve retirar um cartão com uma pergunta chave e responder correctamente, caso isso aconteça, avança para a FINAL e ganha o Jogo. Caso contrário, recua até à casa 12.
·         Desafio: Realização de uma prova que consiste em encontrar uma embalagem/resíduo (de plástico, de metal, de cartão, de vidro e pilhas) de dentro de uma caixa com resíduos.
·         A casa FINAL significa que o jogador ganhou. Quem chega a esta casa é premiado com um diploma de vencedor.
Da parte da tarde a actividade realizada foi o Peddy Paper, que contou com oito jogos:
ü  “Escolhas para teres dentes saudáveis” (Higiene Oral)
Regras: Retirar de um cesto quatro imagens de alimentos e colocar correctamente no quadro dividido por duas colunas, que depois de terminada a prova irá apresentar os alimentos que podem provocar cáries e aqueles que não provocam esta doença tão frequente.
Penalização: A equipa deve regressar à prova anterior e voltar a realizar essa etapa para conseguir avançar. 
ü  “Vamos Lá Escovar” (Higiene Oral)
Regras: Encontrar objectos intimamente relacionados com a Higiene Oral, dentro de um recipiente que esteja todo coberto com serradura e com outros objectos que não estão inseridos na área, de modo a dificultar a procura.
     Penalização: O participante tem de escrever num papel cinco alimentos que não provoquem cáries.

ü  “Rebuçado à Vista” (Segurança Alimentar)
Regras: Encontrar, dentro de um recipiente com farinha, um rebuçado, com a boca sem o auxílio das mãos. Após encontrar o rebuçado, a equipa terá que responder a uma questão que lhe será colocada. Caso respondam de forma acertada, passam à etapa seguinte. O tempo para a equipa responder à pergunta é cronometrado através de uma ampulheta.
Penalização: Dar seis toques consecutivos com uma bola de futebol.

ü  “Roda dos Alimentos” (Alimentação)
Regras: Retirar de um cesto três objectos, aleatoriamente, tendo de os colocar no grupo adequado da roda.
Penalização: Dar saltinhos de canguru.

ü  “Vamos Lá Separar” (Gestão de Resíduos)
Regras: Retirar um desafio, por exemplo “Corrida a pé coxinho até uma caixa de resíduos e procurar uma embalagem de cartão” e colocar o resíduo no ecoponto correcto.
Penalização: Executar a prova novamente, mas simultaneamente saltar à corda.
ü  “Acerta no Alvo” (Importância da Água)
Regras: Derrubar o triângulo de garrafas de água de plástico com a ajuda de uma bola. Para conseguir atingir a finalidade do jogo, a equipa terá de responder de forma correcta a uma questão. Cada equipa possui três tentativas para derrubar as garrafas.
Penalização: Ir até ao campo de recreio e lançar a bola de basquetebol e conseguir encestar três vezes.

ü  “Jogo das Imagens” (Segurança Rodoviária)
Regras: Identificar se as imagens que lhe vão sendo apresentadas estão correctas ou incorrectas e identificá-las colocando vistos ou cruzes.
Penalização: Jogarem uma vez ao jogo da “Macaca”.

ü  “Jogo das Transmissões” (Doenças Sexualmente Transmissíveis)
Regras: Colocar na respectiva coluna “Formas de contagiar/Formas de não contagiar” as diversas situações que serão apresentadas.
Penalização: Realizar o jogo da “Cabra Cega”, onde um dos participantes terá de vendar os olhos e conseguir apanhar os restantes colegas da equipa.

Foram disponibilizados a cada equipa braceletes com a identificação da equipa e um livro com pistas para encontrarem os pontos seguintes, de acordo com o seu percurso, pois cada equipa tinha um percurso diferente.
No final do jogo foi pedido aos participantes que realizassem uma avaliação para conseguirmos perceber o feedback que esta actividade teve nos alunos. Para essa avaliação foi disponibilizada uma caixa com três tipos de smiles (J K L), onde cada um retirava o smile correspondente à avaliação que queria dar e colocava numa caixa, que no fim foram contabilizados. Podemos concluir que após analisada a avaliação, o feedback foi bastante positivo, apesar de a avaliação não ser fidedigna, pois havia um Maio número de smiles do que o de participantes.


Todos os participantes receberam um diploma, um kit de escovagem de dentes e um diploma, e a equipa vencedora ganhou uma pen para cada elemento.

É bastante importante começar a integrar estes temas na vida das crianças, para que comecem cedo a seguir os bons exemplos e assim continuarem a levar uma vida saudável e de boas práticas à medida que vão crescendo. Mudar hábitos a pessoas adultas é bastante complicado e por isso, é uma mais valia interagir com as crianças, através de actividades lúdicas, para que possam aprender de forma divertida e passar a mensagem para os seus pais, familiares e amigos.
Foi efectuada uma vistoria a uma Clínica de Análises Clínicas, para verificação das condições Higio-sanitárias e de Acessibilidade, onde foi considerada a seguinte legislação:
Ø  Portaria nº 268/2010, de 12 de Maio: Estabelece os requisitos mínimos relativos à organização e funcionamento, recursos humanos e instalações técnicas para o exercício da actividade das clínicas ou consultórios dentários;
Ø  Decreto-Lei nº 279/2009, de 6 de Outubro: Estabelece o novo regime jurídico a que ficam sujeitos a abertura, a modificação e o funcionamento das unidades privadas de saúde;
Ø  Decreto-Lei nº 163/2006, de 8 de Agosto: Definições das condições de acessibilidade a satisfazer no projecto e na construção de espaços públicos e habitacionais.
Verificou-se neste estabelecimento a falta de alarme na instalação sanitária para pessoas com mobilidade condicionada, facto que já estava a ser tratado e a falta de protecção nas lâmpadas, que apesar de não ser obrigatório pois o estabelecimento não é do ramo alimentar, é aconselhado.
Agendou-se para dia 25 de Maio, a acção sobre a Habitação adequada aos Idosos “Como Prevenir os Acidentes Domésticos”, na Biblioteca do Centro de Saúde de Moura pelas 14h30m. Como tal foi necessária a elaboração do cartaz e da ficha de inscrição para a acção.














Hoje em dia é muito frequente as pessoas idosas morarem sozinhas e em casas antigas, que podem esconder muitos perigos. Existem muitos objectos que possuímos na nossa casa que podem provocar acidentes domésticos, em especial nas pessoas idosas, uma vez que vão perdendo algumas capacidades, a mobilidade é bastante afectada e como tal, estão propícios a sofrerem quedas, que os podem magoar gravemente. Objectos como móveis em bico, tapetes ou carpetes que não se encontram coladas ao chão e podem escorregar, falta de iluminação, móveis com pouco espaço livre entre eles e que dificultam a passagem, são apenas alguns exemplos de perigos que se encontram nas habitações, que têm soluções práticas e baratas, que quando se tem conhecimento se podem aplicar e prevenir problemas de saúde futuros. Posto isto, é necessário informar a população dos perigos e de como os podem prevenir nas suas habitações.
A acção é dirigida aos idosos e aos seus cuidadores, que melhor do que ninguém conhecem as suas habitações e a partir da informação disponibilizada podem estar mais atentos às habitações dos seus utentes e assim poderem auxiliar de forma a contribuir para a sua melhoria.
Na minha pesquisa sobre o tema tomei conhecimento de um projecto que desconhecia, mas que achei muito interessante e pertinente, o Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas (PCHI), que tem como objectivo uma política social de incremento das condições de vida das pessoas idosas, nomeadamente através da melhoria do conforto das suas habitações, por forma a permitir que estas permaneçam, o mais tempo possível, no seu meio habitual de vida”.
Idoso é aquele que possui um vasto conhecimento de experiencias, que conseguiu superar as dificuldades da vida e que enquanto pôde, disponibilizou a sua ajuda a quem dela necessitava, e à medida que o tempo passa é ele que vai precisar da nossa ajuda. Devemos lembrar nos que daqui a alguns anos vamos ser nós a precisar da ajuda dos familiares, amigos e talvez das pessoas que adquirem como sua responsabilidade tratar dos idosos, e nessa altura também nós vamos querer viver e morar com as melhores condições.

Assim se passou mais uma semana de trabalho e bastante produtiva, com esperança que continuem a ser sempre semanas com bastantes actividades que nos façam crescer profissionalmente e pessoalmente.
Continuação de uma boa semana J


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