Divulgação das actividades realizadas na Câmara Municipal de Beja - Divisão dos Serviços Urbanos

Divulgação das actividades realizadas no Serviço de Saúde Pública do Centro de Saúde de Moura (Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Quinta Semana

Acabaram-se as férias e é tempo de voltar ao trabalho :)
A semana iniciou-se com colheitas de águas para consumo humano, tendo em conta a seguinte legislação:
Ø  Recomendação ERSAR nº 03/2010 (Procedimento para a colheita de amostras de água para consumo humano em sistemas de abastecimento);
Ø  Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de Agosto: Estabelece o regime da qualidade da água destinada ao consumo humano, procedendo à revisão do Decreto -Lei n.º 243/2001, de 5 de Setembro, que transpôs para o ordenamento jurídico interno a Directiva n.º 98/83/CE, do Conselho, de 3 de Novembro, tendo por objectivo proteger a saúde humana dos efeitos nocivos resultantes da eventual contaminação dessa água e assegurar a disponibilização tendencialmente universal de água salubre, limpa e desejavelmente equilibrada na sua composição.
Realizou-se uma vistoria a uma mercearia, sendo mais um local que ainda nunca tinha trabalhado. Para esta vistoria foi necessário consultar a legislação:
Ø  Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004 do Parlamento Europeu e Do Conselho, de 29 de Abril: Requisitos Gerais de Higiene aplicáveis a todos os operadores das empresas do sector alimentar;
Ø  Decreto-Lei nº 243/86, de 20 de Agosto: Aprova o Regulamento Geral de Higiene e Segurança no Trabalho nos Estabelecimentos Comerciais, de Escritório e Serviços.
Sendo dia 3 de Maio o Dia da Saúde, no qual iremos realizar várias actividades na Escola da Amareleja, que já referi anteriormente, foi necessário conhecer o terreno e elaborar os percursos a realizar no peddy paper durante a tarde.
No que diz respeito às vistorias, realizaram-se mais duas nas praças de touros e  uma  numa habitação, devido a uma queixa de insalubridade, devido á existência de um elevado número de animais domésticos.

Para a realização da vistoria à praça de touros, teve-se em consideração:
Ø  Decreto-Lei nº 163/2006, de 8 de Agosto: Definições das condições de acessibilidade a satisfazer no projecto e na construção de espaços públicos e habitacionais;
Ø  Decreto-Lei nº 382/99, de 22 de Setembro: Estabelece as normas e os critérios para a delimitação de perímetros de protecção de captações de águas subterrâneas destinadas ao abastecimento público, adiante designados por perímetros de protecção, com a finalidade de proteger a qualidade das águas dessas captações;
Ø  Decreto Regulamentar nº62/91, de 29 de Dezembro-   Regulamento do Espectáculo Tauromáquico.


Para a vistoria à habitação, a legislação usada foi:
Ø  Decreto-Lei nº 9/2007, de 17 de Janeiro: Aprova o Regulamento Geral do Ruído e revoga o regime legal da poluição sonora, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 292/2000, de 14 de Novembro;
Ø  Decreto-Lei nº 314/ 2003, de 17 de Dezembro: Aprova o Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e Outras Zoonoses (PNLVERAZ) e estabelece as regras relativas à posse e detenção, comércio, exposições e entrada em território nacional de animais susceptíveis à raiva;
Ø  Decreto nº 13/93, de 13 de Abril: Aprova, para ratificação, a convenção europeia para a protecção dos animais de companhia, em anexo ao presente decreto, no texto original em francês e na respectiva tradução para português. Declara a não aceitação da alínea a) do numero 1 do artigo 1 do artigo 10 da convenção, nos termos do disposto no numero 1 do artigo 21 da referida convenção.

Terminou mais uma semana de trabalho, com balanço bastante positivo. Realizei actividades que nunca tinha feito, o que contribui para a minha evolução tanto profissional como pessoal. É necessário conhecer que existem casos mais delicados, em que é extremamente importante considerar a situação e a(s) pessoa(s) envolvidas no caso e encontrar a melhor forma de comunicar as decisões, bem como explicar o porquê das mesmas, de forma a que a pessoa não fique ofendida e perceba o que é melhor para ela.
Cada dia que passa sinto uma maior satisfação por o estágio que estou a realizar, a cada semana a aprendizagem é maior. Apesar de o estágio ter iniciado á pouco tempo e ainda ter muito trabalho pela frente, sinto que já evolui bastante até este momento, o que aumenta as minhas expectativas para o tempo que ainda falta.

Continuação de uma boa semana J


Sem comentários:

Enviar um comentário