Divulgação das actividades realizadas na Câmara Municipal de Beja - Divisão dos Serviços Urbanos

Divulgação das actividades realizadas no Serviço de Saúde Pública do Centro de Saúde de Moura (Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE)

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Décima Terceira Semana

Esta semana foi mais curta, devido ao feriado do dia 23 de Junho e ao facto de no dia 24 de Junho ser o feriado de Moura. Restou-nos apenas três dias de trabalho.

Verificação das Condições de Higiene, Saúde e Segurança
Para verificar as Condições de Higiene, Saúde e Segurança realizaram-se uma vistoria a um estabelecimento escolar e a um Centro Social.






- Estabelecimento Escolar
Neste estabelecimento foram alvo de observação todos os seus compartimentos (Cozinha, Escritório, Dispensa para produtos de limpeza, Instalação Sanitária para adultos e para crianças e duas salas), bem como o espaço exterior, onde se verificaram algumas inconformidades:
            - Na cozinha foi verificado a armazenagem do leite em contacto com o pavimento e a presença de formigas dentro de um armário;
            - Os produtos de limpeza encontravam-se armazenados numa sala própria, sem identificação e sem ventilação. Foi possível sentir o cheiro dos vapores libertados pelos produtos quando se abriu a porta, devido à falta de ventilação;
            - Nas salas existiam tomadas de fácil acesso para as crianças e alguns produtos de limpeza num armário, cuja porta não tinha fecho;
            - O quadro eléctrico não possuía identificação;
            - O espaço exterior não possui o pavimento adequado, sendo este de cimento, possui algumas plantas e os materiais encontravam-se degradados.

Recomendações
Os produtos alimentares devem estar correctamente armazenados, evitando o contacto com o pavimento e a sua possível contaminação (Previsto no Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004, de 29 de Abril).
Os produtos de limpeza devem estar armazenados num compartimento próprio, devidamente fechado e identificado, com ventilação para evitar a acumulação dos vapores que estes libertam (Previsto no Decreto-Lei nº243/86 de 20 de Agosto).
A parte eléctrica deve estar devidamente protegida para evitar o contacto com as crianças.
O quadro eléctrico deve estar devidamente identificado para conhecimento de quem frequenta o estabelecimento.
No espaço exterior o pavimento deve ser de material adequado para amortecimento das quedas, as plantas não podem ser alérgicas ou possuir picos e os materiais para uso das crianças devem estar em condições adequadas, sem possuir degradação susceptível de provocar acidentes (Previsto no Decreto-Lei nº 119/2009, de 19 de Maio).
Durante a vistoria foi preenchida a ficha da AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE DOS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO E ENSINO, que posteriormente é registada na base de dados do ministério da Saúde.
Para conhecer a ficha, bem como os passos necessários para a colocação da informação na base de dados, clique aqui.
- Centro Social
Este estabelecimento está dividido em dois edifícios, um mais antigo e outro mais recente, cada um com dois pisos.
O edifício mais antigo está munido de uma cozinha, refeitório, sala de convívio, gabinete médico, enfermaria, instalações sanitárias separadas por sexo, instalação para banho de ajuda e oito quartos.
O edifício mais recente possui vestiário, refeitório, instalações sanitárias separadas por sexo, armazém para produtos de limpeza, arrecadação para vestuário dos utentes e oito quartos duplos.
No espaço exterior existe a lavandaria, armazém de produtos, instalações sanitárias e uma capela. 
Foram várias as inconformidades encontradas:
Cozinha: - Armários e equipamentos de madeira;
                 - Panos;
               - Carne e pão juntos no lava-loiça;
                 - Vassoura e pá;
               - Caixa de Primeiros Socorros incompleta;
Armazém: - Muito cheio e desorganizado;
                   - Chão partido;
                   - Pé-direito não regulamentar;
                   - Sacas de batatas e caixas de madeira;
                   - Produtos de limpeza;
                   - Produtos alimentares no chão;
                 - Parede com material rugoso e não lavável.
Gabinete Médico: Roupa no armazém dos medicamentos.
Banho-de-ajuda: Equipamentos degradados.
Quartos: - Não possuem protecção nas varandas;
                - No quarto com cinco camas, não possuem todas alarme.
Sala de Convívio: Tomadas degradadas.
Dispensa: - Caixas de cartão com bolos na arca do peixe;
                   - Carne com cristais de gelo;
                   - Produtos em caixas de cartão.
Garrafas de água utilizadas para colocar detergente e mantidas destapadas.
A saída de emergência é direccionada para a rua e possui uma altura não adequada para a evacuação das pessoas idosas e com mobilidade condicionada.

Recomendações
Os produtos alimentares devem estar devidamente armazenados com materiais adequados e mantidos em boas condições, em local apropriado de maneira a impedir a sua contaminação (Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004, de 29 de Abril);
Os produtos de limpeza não devem ser armazenados em áreas que estejam em contacto com os alimentos (Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004, de 29 de Abril);
Os géneros alimentícios devem ser colocados em locais que impeçam o risco de contaminação (Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004, de 29 de Abril);
Todos os utensílios, aparelhos e equipamentos que entrem em contacto com os alimentos devem ser mantidos em boas condições de arrumação. A loiça que se encontre fora dos armários deve ser colocada virada para baixo, de maneira a minimizar qualquer risco de contaminação (Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004, de 29 de Abril);
Devem ser instituídos procedimentos adequados para controlar os parasitas. É de evitar o uso da rede proveniente dos sacos de batatas, pois é um material susceptível de atrair pragas (Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004, de 29 de Abril);
A armazenagem de produtos ou substâncias incómodos, perigosos, tóxicos ou infectantes devem estar num compartimento próprio, fechado hermeticamente com sistema de ventilação eficiente, de modo a impedir a acumulação de gases ou vapores. Este local de armazenagem deve estar devidamente identificado (Decreto-Lei nº243/86 de 20 de Agosto).
Devem ser substituídos todos os armários de madeira, por forma a encontrar-se apenas materiais laváveis e facilmente higienizáveis;
As vassouras e outros materiais de limpeza não são permitidos nas zonas de preparação, confecção e empratamento;
Os acessórios/adornos e objectos pessoais não devem encontrar-se na zona de cozinha;
Não devem entrar pessoas estranhas ao serviço sem estarem devidamente equipadas;
 Os frigoríficos devem encontrar-se devidamente organizados;
 Quando não têm água, devem pedir reforços aos bombeiros ou utilizar a da rede pública, caso a qualidade desta esteja assegurada;
Os lava-loiças devem ser reparados;
Devem arranjar doseadores para os detergentes, de modo a evitar a sua estadia em doseadores pequenos e abertos;
 A zona de armazenagem deve ser devidamente arrumada e organizada;
Os alimentos devem encontrar-se arrumados, retirando todas as caixas de cartão (evitando a presença de pragas) e facilitando o acesso;
Caixa de primeiros socorros deve encontrar-se bem munida e fechada, de modo a não contaminar o espaço;
 A enfermaria deve estar devidamente organizada e os medicamentos devem encontrar-se organizados;
Os autoclismos dos quartos e das instalações sanitárias devem ser devidamente reparados;
A banheira do banho de ajuda, deve ser substituída, uma vez que se encontra em mau estado de conservação;
O pavimento que se encontra danificado ou em mau estado de conservação deve ser reparado;
O espaço exterior deve ser devidamente tratado e higienizado;
Devem ser retiradas as pedras que se encontram a segurar as janelas dos quartos;
As rupturas das canalizações dos quartos devem ser reparadas;
Nas zonas laborais, como é o caso da Lavandaria, não devem existir baldes com frutas;
Nas zonas de armazenagem, as arcas devem encontrar-se devidamente identificadas;
A arca que contém carnes, deve fazer-se uma separação adequada das carnes branca e vermelha;
A arrecadação que serve de apoio à cozinha deve ser correctamente arrumada, por forma a depositar os materiais de limpeza;
 Os produtos de limpeza devem encontrar-se todos fechados e devidamente identificados.

Sendo este um tipo de estabelecimento destinado a pessoas idosas e com alguma dificuldade na mobilidade, em alguns casos, é necessária uma maior preocupação com os obstáculos que podem dificultar a circulação destes pelo estabelecimento e o facto de algumas varandas não possuírem protecção e o muro ser baixo.
No que diz respeito às refeições, primeiramente deve-se ter em consideração a preservação da saúde a quem são destinadas e para isso é muito importante respeitar todos os cuidados a ter na sua realização, de modo a evitar problemas futuros, que no caso dos idosos, como possuem uma maior fragilidade, podem ter repercussões mais graves.

Continuação de uma óptima semana :)

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