Divulgação das actividades realizadas na Câmara Municipal de Beja - Divisão dos Serviços Urbanos

Divulgação das actividades realizadas no Serviço de Saúde Pública do Centro de Saúde de Moura (Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE)

domingo, 10 de julho de 2011

Décima Quinta Semana

Chegamos então ao fim deste estágio, com a realização da Décima Quinta Semana, maioritariamente constituída por Vistorias de Vigilância Sanitária.
·         Vigilância Sanitária
Realizaram-se três vistorias para verificação das condições de higiene, segurança e saúde, para vigilância sanitária, num estabelecimento de bebidas e em dois estabelecimentos de turismo rural.
- Estabelecimento de bebidas
Neste estabelecimento, apesar de estar licenciado como estabelecimento de bebidas, os donos têm como objectivo adoptar a licença para restauração e efectuam petiscos para venda ao público. Sendo apenas licenciado para bebidas, as únicas refeições que estão autorizados a realizar são apenas refeições pré-confeccionadas.
Verificaram-se alguns aspectos que carecem de modificação:
ü  A instalação sanitária dos trabalhadores está localizada no armazém dos produtos alimentares;
ü  Na cozinha existem equipamentos que não se encontram localizados de baixo do equipamento de exaustão;
ü  Não possui máquina de lavar loiça;
ü  Existem equipamentos que estão em contacto com os alimentos, de material não lavável e degradado;
ü  Os pertences pessoais encontram-se no balcão;
ü  São utilizados panos para tapar as chávenas do café;
ü  O extintor encontra-se obstruído;
ü  Existem medicamentos na zona de serviço;
ü  Os produtos de limpeza encontram-se armazenados juntamente com produtos alimentares.

Recomendações
A armazenagem de produtos de limpeza deve ser efectuada em compartimentos próprios, não comunicando directamente com os locais de trabalho. Deve possuir um bom sistema de ventilação e estar hermeticamente fechado, estando devidamente identificado (Decreto-Lei n.º 243/86 de 20 de Agosto);
As instalações sanitárias devem estar providas de dispositivos automáticos de secagem de mãos ou toalhas de papel individuais (Decreto-Lei n.º 243/86 de 20 de Agosto);
O trabalhador deve dispor de armários individuais, de forma a poder mudar de roupa sempre que haja essa necessidade, de acordo com a área disponível do estabelecimento (Decreto-Lei n.º 243/86 de 20 de Agosto);
As prateleiras, mesas, balcões e bancadas devem ser de material liso e resistente, lavável e impermeável, devendo ser evitado o uso de panos (Decreto-Lei n.º 243/86 de 20 de Agosto);
O estabelecimento deve possuir o equipamento, o mobiliário e os utensílios necessários ao tipo e às características do serviço que se destinam a prestar, devendo apresentar-se permanentemente limpos e arrumados (Decreto-Lei n.º 243/86 de 20 de Agosto);
As instalações do sector alimentar devem evitar a acumulação de sujidade, bem como possibilitar a aplicação de boas práticas de higiene, evitando a contaminação (Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004, de 29 de Abril);
Os géneros alimentícios devem ser colocados em locais que impeçam o risco de contaminação (Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004, de 29 de Abril);
Todos os utensílios, aparelhos e equipamentos devem ser fabricados com materiais adequados e mantidos em boas condições de arrumação e estado de conservação (Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004, de 29 de Abril).

-Estabelecimento de Turismo Rural
No primeiro Estabelecimento de turismo rural, foram alvo de verificação a Adega, o Hotel e a Cozinha, onde foram verificados alguns aspectos que necessitam de modificação, apenas na cozinha:
ü Os circuitos não estão muito bem definidos;
ü Os garrafões de água encontram-se no chão perto de produtos de limpeza;
ü Existem alimentos congelados que não estão devidamente identificados.

Recomendações
Os equipamentos devem estar dispostos de maneira a evitar o cruzamento de alimentos crus, com alimentos já confeccionados, bem como evitar o cruzamento da loiça limpa com a loiça suja (Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004, de 29 de Abril);
Os garrafões de água, sendo considerados produtos alimentares devem estar devidamente armazenados, de modo a evitar o contacto com o pavimento e possível contaminação (Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004, de 29 de Abril);
Todos os alimentos congelados devem estar devidamente identificados (Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004, de 29 de Abril).

-Estabelecimento Rural
O segundo estabelecimento rural é mais pequeno e apenas foram alvo de verificação o local onde estão localizados os quartos, a cozinha e o bar, onde se verificaram alguns aspectos negativos:
ü Existem garrafas de água em contacto com o pavimento no bar;
ü Na cozinha, existem equipamentos não laváveis e degradados;
ü As lâmpadas não estão protegidas;
ü São utilizados panos;
ü Os alimentos para consumo pessoal não estão devidamente identificados;
ü Existem produtos de limpeza na cozinha;
ü O local onde esta instalada a caldeira não possui ventilação.

Recomendações
Os produtos alimentares devem estar devidamente armazenados, evitando o contacto com o pavimento (Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004, de 29 de Abril);
Todos os equipamentos que estejam em contacto com os alimentos devem ser laváveis de encontrar-se em boas condições de higiene (Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004, de 29 de Abril);
As lâmpadas devem estar protegidas, para evitar a queda do vidro nos produtos alimentares em caso de quebra (Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004, de 29 de Abril);
Deve-se evitar o uso de panos, uma vez que são de difícil higienização e adoptar o uso de material lavável, para facilitar a higienização (Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004, de 29 de Abril);
Todos os alimentos para consumo próprio devem estar devidamente identificados (Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004, de 29 de Abril);
Todos os produtos ou equipamentos passíveis de libertar gases devem estar devidamente armazenados, num local próprio, devidamente identificado e ventilado (Decreto-Lei n.º 243/86 de 20 de Agosto).

·         Plano de Gestão de Resíduos
Durante esta semana deu-se continuidade à realização do Plano de Gestão dos Resíduos do Centro de Saúde de Moura.

A semana terminou com um almoço que contou com a presença do tutor de estágio Professor Rogério Nunes e o Professor Albino.
Um momento de descontracção e diversão para comemorar o fim desta etapa.

Continuação de um óptimo Domingo J

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