Divulgação das actividades realizadas na Câmara Municipal de Beja - Divisão dos Serviços Urbanos

Divulgação das actividades realizadas no Serviço de Saúde Pública do Centro de Saúde de Moura (Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE)

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Décima Primeira Semana

Olá :)

Cá estou para vos contar mais uma semana de trabalho.

      

  •  Verificação das Condições de Higiene, Segurança e Saúde
Realizaram-se vistorias para verificação das condições de Higiene, Segurança e Saúde a seis estabelecimentos escolares. Foram alvo de verificação todos os compartimentos do estabelecimento, bem como do espaço exterior.
De um modo geral em todos os estabelecimentos verificaram-se aspectos que carecem de modificação, sendo os mais verificados:
- Uso de toalha nas instalações sanitárias;
- Incorrecta armazenagem dos produtos de limpeza;
- Produtos alimentares em contacto com o pavimento;
- Corrimão que possibilita o seu uso como escorrega e apresentando alguma degradação;
- Pavimento com falta de manutenção;
- Deterioração dos equipamentos escolares e dos equipamentos do espaço de jogo e recreio;
- Pavimento do exterior inadequado;
- Presença de plantas alérgicas e com picos.

As instalações sanitárias devem estar providas de sabão, equipamento de secagem automática das mãos ou toalhetes individuais e descartáveis, de forma a garantir uma maior higienização (Previsto no Decreto-Lei nº243/86 de 20 de Agosto).
É extremamente importante uma correcta armazenagem dos produtos tóxicos, de modo a impedir o seu acesso pelas crianças e evitando acidentes graves (Previsto no Decreto-Lei nº243/86 de 20 de Agosto).
Os produtos alimentares devem estar devidamente armazenados, evitando o contacto com o pavimento e consequentemente evitar a sua contaminação (Previsto no Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004, de 29 de Abril).
O corrimão deve ser construído de modo a impedir o seu uso como escorrega e deve possuir uma manutenção periódica.
Deve ser assegurada a manutenção dos equipamentos escolares, dos equipamentos do espaço de jogo e recreio e dos pavimentos interior e exterior. É essencial que este tipo de equipamentos esteja adequado para o seu uso, sem colocar em perigo a segurança da comunidade escolar (Previsto no Decreto-Lei nº 119/2009, de 19 de Maio).
O pavimento exterior deve ser adequado para amortecer as quedas (Previsto no Decreto-Lei nº 119/2009, de 19 de Maio).
É certo que as flores e plantas tornam um ambiente mais bonito e agradável, mas é necessário ter em consideração a população a que se destina esse espaço. Num estabelecimento escolar, frequentado por crianças deve-se ter especial cuidado ao escolher o tipo de plantas, pois existem plantas alérgicas e algumas que possuem picos, como as rosas, que são muito utilizadas e que podem provocar problemas de saúde, quando ingeridas ou simplesmente pelo toque.  Por isso é de evitar o uso desse tipo de plantas em espaços destinados a crianças.

·         Acessibilidades
Para verificação das condições de acessibilidade foram realizadas vistorias a dois Postos de Saúde. Os aspectos a ter em conta, de acordo com o Decreto-Lei nº 163/2006, de 8 de Agosto, foram:
- A rampa de acesso na entrada: Apenas um posto possui rampa de acesso, mas para o espaço exterior, não possibilitando a entrada no edifício;
- A altura do balcão de atendimento: Um posto possui um balcão com altura acima da indicada, tendo como solução o atendimento na porta;
- A largura dos corredores: Existem corredores que apesar de terem largura suficiente, encontram-se obstruídos;
- A largura das portas dos gabinetes: Num dos postos verificou-se que a porta de acesso ao corredor não tem largura suficiente;
- O espaço no interior dos gabinetes: Apenas num dos postos se verificou a obstrução da passagem do gabinete médico para a enfermaria;
- Existência de uma Instalação Sanitária para pessoas com mobilidade condicionada: Um dos postos possui instalação sanitária específica para pessoas com mobilidade condicionada.
É de referir a falta de acessibilidade num estabelecimento onde é esperado que seja frequentado por pessoas com mobilidade condicionada. É necessário que exista um acesso para que estas pessoas possam ser atendidas sem dificuldade, assim como qualquer um de nós gosta de ser.

Bom Fim-de-Semana J

Sem comentários:

Enviar um comentário