Divulgação das actividades realizadas na Câmara Municipal de Beja - Divisão dos Serviços Urbanos

Divulgação das actividades realizadas no Serviço de Saúde Pública do Centro de Saúde de Moura (Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE)

segunda-feira, 28 de março de 2011

Conhecer Moura e Barrancos

Antes de descrever as actividades realizadas, acho importante dar a conhecer o Concelho de Moura e Barrancos, para quem ainda não teve o prazer de conhecer.
Moura, situada no extremo oriental do Alentejo, na margem esquerda do Rio Guadiana, é delimitada, para oriente, por Espanha. É rodeada pelos concelhos de Barrancos, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Portel, Vidigueira e Serpa. Localiza-se a 58 km da Capital de Distrito (Beja), a 12 Km da Barragem de Alqueva, a 79 km de Évora, a 200 km de Lisboa e a 190 km de Sevilha.

É constituída por 8 Freguesias sendo elas:

  • S. João Baptista
  • Santo Agostinho  
  • Amareleja  
  • Póvoa de São Miguel
  • Sobral da Adiça
  • Santo Aleixo da Restauração
  • Safara
  • Santo Amador

Fortemente ligada ao passado, Moura não deixa de apostar no seu futuro: de olhos no Guadiana, que se espraia nas suas terras, a meio caminho de Lisboa e Sevilha, oferece alojamento de qualidade e animação turística diversificada. Com cerca de 16 500 habitantes, distribuídos pelas 8 freguesias, o concelho é hoje a promessa de uma estadia retemperadora.
O Concelho beneficia de importantes recursos hídricos subterrâneos que servem para abastecer a maior parte da população e proporcionam a exploração de águas minero-medicinais.

Na gastronomia, Moura distingue-se pela qualidade do seu mel, queijo, vinho, azeite, pão e enchidos e, no artesanato, nas áreas do buínho, da cestaria e do ferro forjado.

Desde as modas, às feiras grandes de Maio e Setembro, passando pelas festividades religiosas e outras como as Janeiras e o Carnaval, o concelho mantêm usos e costumes que remontam a tempos ancestrais.



Barrancos é uma vila portuguesa raiana no distrito de Beja, região Alentejo e subregião do Baixo Alentejo, com cerca de 1 900 habitantes (2001).
É sede de um município com 168,43 km² de área e 1 924 habitantes (2001). O município é limitado a norte e a leste pelos municípios espanhóis de Oliva de la Frontera e Valencia del Mombuey (província de Badajoz) e de Encinasola (província de Huelva), a sul e oeste pelo município de Moura e a noroeste pelo município de Mourão.
Barrancos é um dos cinco municípios de Portugal constituídos por uma única freguesia. Dista 110 km da sede do distrito de Beja e o mesmo da cidade de Évora.
Possui grandes ligações culturais com Espanha, uma vez que a povoação de Encinasola dista de Barrancos apenas 9 km, ao passo que a localidade portuguesa mais próxima (Santo Aleixo da Restauração), se situa a 21 km. As manifestações mais visíveis deste
parentesco cultural são o dialecto aí falado (e actualmente leccionado na escola local), o barranquenho, e na sobrevivência da tourada com touros de morte, até aos nossos dias, cuja excepção foi consagrada na lei em 2002.
O facto de confinar com a fronteira espanhola levou ainda ao desenvolvimento, até finais da década de 70 do século XX, de uma intensa actividade de contrabando na vila.



Sem comentários:

Enviar um comentário