Divulgação das actividades realizadas na Câmara Municipal de Beja - Divisão dos Serviços Urbanos

Divulgação das actividades realizadas no Serviço de Saúde Pública do Centro de Saúde de Moura (Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE)

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Na Sétima Semana

De regresso das férias e já no inicio de um novo ano, é tempo de voltar ao trabalho.
A semana iniciou-se com a continuação do jogo dos resíduos e elaboração das respectivas apresentações a realizar em acções ainda com data a definir. Essas acções vão ser dirigidas a crianças e aos idosos. Como tal foram elaborados dois powerpoints, que apesar de ambos terem como titulo “Vamos Lá Separar”, são distintos. O dirigido às crianças possui mais imagens, de modo a cativar mais facilmente a sua atenção e o dos idosos com mais definições e com o acréscimo de alguns tipos de resíduos, tais como, lâmpadas fundidas, medicamentos, mobiliário, equipamentos eléctricos e electrónicos, , rolhas de cortiça e pneus usados, o que não faria sentido abordar às crianças, pois não são objectos que estas utilizem.

Durante as visitas aos espaços de jogo e recreio das escolas primárias, já referidas anteriormente, não referi que durante as mesmas se realizou o levantamento das plantas existentes com o objectivo de as estudar e perceber quais são passíveis de causar perigo para a saúde, como a possibilidade de causarem alergias ou de serem tóxicas. Durante esta semana finalizou-se o relatório sobre as plantas, onde se conclui que as plantas que causam alergia são as que polinizam pelo vento, ao contrário das que polinizam pelos insectos, e que apesar de não existirem em muita quantidade nas escolas, existem três tipos que podem afectar a vida humana. A oliveira, considerada como a árvore responsável pelos maiores casos de alergias no país, e no caso da Lantana e da Mélia, que apesar de não serem passíveis de causar alergias, são plantas tóxicas no caso de ingestão dos seus frutos. No fim do relatório são referidas as conclusões e as respectivas recomendações para evitar acidentes relativos a estas plantas. Para a realizaçao da identificação das plantas, o que foi um pouco complicado, pois nunca tivemos contacto com este tema, a Engenheira Fátima deu um grande contibuto, o que nos ajudou muito e me deu a perceber que esta área também é bastante importante e com este trabalho consegui aumentar os meus conhecimentos, que nesta área eram muito vagos.
 

   Oliveira-Olea europaea           Lantana-Lantana camara       Mélia-Melia azedarach     


Realizou-se a apresentação para a acção de Segurança Rodoviária, também dirigida às crianças, denominada “Carros na Estrada… Atenção Redobrada”, que aborda a identificação dos sinais de trânsito e algumas recomendações para evitar a ocorrência de acidentes na rua, no carro e no uso de transportes, bem como a construção do respectivo jogo, o Pictionary Seguro. Este é um Jogo de tabuleiro que consiste em formar duas equipas e cada elemento da equipa roda no tabuleiro uma seta, de modo a sair-lhe uma das cores lá apresentadas. De seguida, retira-se, aleatoriamente, um cartão com várias palavras, a criança tem de ver onde está a cor que lhe saiu anteriormente e a palavra correspondente, para que a possa desenhar. Os restantes elementos da sua equipa irão tentar adivinhar o mais rápido possível o que ele está a desenhar. O tempo é cronometrado e a equipa que adivinha ganha sempre um ponto.


 
Durante a semana, a veterinária informou que na Quarta-feira da semana seguinte se irão realizar as vistorias a talhos e peixarias que faltam e pediu a realização de uma cheklist a usar nas vistorias aos refeitórios, que foi iniciada após um levantamento dos estabelecimentos onde irão ser efectuadas as vistorias.

Continuação de uma boa semana J

Sem comentários:

Enviar um comentário